Por que os refrigerantes são ruins para sua saúde?

Por que os refrigerantes são ruins para sua saúde?

 

 

Refrigerantes são bebidas carbonatadas. Eles são comumente também conhecidos como refrigerante, refrigerante, pop ou tônica.

 

 

Embora o consumo ocasional desses tipos de bebidas não cause efeitos negativos, beber com regularidade não é saudável. Cortar a quantidade de refrigerantes que você consome – ou eliminá-los completamente da sua dieta – é a melhor maneira de evitar problemas de saúde associados.

 

porque-refrigerante-faz-mal-a-sua-saude

 

Obesidade

 

Os refrigerantes não dietéticos contêm quantidades elevadas de açúcar, o que adiciona calorias à dieta diária. O consumo regular de refrigerantes tem sido associado à obesidade em adultos e crianças. Refrigerantes, bebidas energéticas ou esportivas, chás açucarados, sucos de frutas e outras bebidas altamente calóricas podem levar ao aumento do índice de massa corporal também.

 

 

Obesidade e um alto índice de massa corporal são fatores de risco para muitos problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer. Embora ainda não seja uma alternativa saudável, substituir o refrigerante diet por refrigerante regular reduzirá pelo menos a ingestão de calorias e ajudará a eliminar quilos indesejados.

 

No entanto, uma solução melhor é substituir o refrigerante, com água livre de calorias e três porções de leite com baixo teor de gordura ou sem gordura por dia.

 

 

Diabetes

De acordo com um artigo publicado em 2005 pela “Academia Americana de Médicos de Família“, consumir refrigerantes regularmente também pode contribuir para um maior risco de desenvolver diabetes. Os adoçantes e corantes de caramelo adicionados aos refrigerantes podem diminuir a sensibilidade à insulina.

 

 

Quando o corpo se torna menos sensível à insulina, os níveis de glicose no sangue podem aumentar e a diabetes pode ocorrer. Ao contrário da água ou do leite com baixo teor de gordura, o refrigerante não deixa o corpo cheio. Isso significa que beber refrigerante adiciona calorias à dieta diária, mas não reduz a fome, o que pode levar a ingerir muitas calorias. Isso, por sua vez, aumenta o risco de diabetes.

 

 

Doença cardíaca

Uma vez que beber refrigerante adiciona açúcar e calorias à dieta, também pode aumentar o risco de desenvolver síndrome metabólica, o que aumenta o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

 

 

A síndrome metabólica é diagnosticada quando o tamanho da cintura é maior ou igual a 35 polegadas para mulheres ou 40 polegadas para homens, quando o nível de glicemia em jejum é100 mg / dL ou maior, quando os níveis de triglicérides são 150 mg / dL ou maiores e quando a pressão arterial é maior ou igual a 135/85 mmHg.

 

 

Ter níveis de colesterol benéfico, chamados lipoproteínas de alta densidade ou HDL, que estão abaixo de 40mg / dL para homens ou 50 mg / dL para mulheres, é outro fator de diagnóstico. Também é importante notar que os refrigerantes dietéticos também parecem contribuir para esse problema. Isso ocorre porque aqueles que bebem refrigerante de qualquer tipo tendem a comer uma dieta pouco saudável que é rica em gordura e calorias.

 

 

Cárie

A ingestão de açúcar pode contribuir para a cárie dentária porque o ácido é produzido quando a bactéria entra na boca e se mistura com o açúcar.

 

 

Quando o ácido ataca os dentes por 20 minutos ou mais e causa acúmulo de placa nos dentes e nas gengivas, leva à cárie dentária. Embora não seja necessário cortar o consumo de açúcares naturais de alimentos saudáveis, como produtos lácteos, frutas e vegetais, é importante limitar a ingestão de alimentos açucarados processados, como refrigerantes, que não fornecem qualquer valor nutricional.

 

 

Solução

Dado o teor de calorias e açúcar do refrigerante, é melhor cortá-lo completamente da dieta. Uma lata ou duas de refrigerante diet por dia pode não ser prejudicial à saúde. Fora isso, vá para água pura, água com gás ou água com cranberry ou limão adicionado a ele para uma escolha mais saudável.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *