Nutrição: Como fazer escolhas alimentares mais saudáveis

Ter uma dieta saudável tem muitos benefícios. Pode ajudá-lo a perder peso ou manter o peso desejado. Também pode diminuir o colesterol e prevenir certas condições de saúde. Em geral, uma dieta saudável mantém seu corpo funcionando diariamente. Aprenda a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

 

 

Caminho para melhorar a saúde

As escolhas que você faz sobre o que você come e bebe são importantes. Eles devem adicionar uma dieta equilibrada e nutritiva. Todos nós temos necessidades calóricas diferentes com base em nosso sexo, idade e nível de atividade. As condições de saúde podem desempenhar um papel também, inclusive se você precisar perder peso.

 

Escolha comida de todos os cinco grupos e siga as dicas abaixo. Também baixe o livro a saúde brota da natureza pdf para ajudá-lo a manter uma alimentação saudável.

 

como-escolher-alimentos-saudáveis

 

Grãos

Escolha produtos que listem grãos inteiros como o primeiro ingrediente. Por exemplo, pães integrais ou farinha de trigo integral. Os grãos integrais são pobres em gordura e ricos em fibras. Eles também contêm carboidratos complexos (carboidratos), que ajudam você a se sentir mais completo e evitar excessos. Evite produtos que digam “enriquecidos” ou contidos em outros tipos de grãos ou farinhas. Eles não têm os mesmos nutrientes.

 

Cereais quentes e frios geralmente são baixos em gordura. No entanto, cereais instantâneos com creme podem conter óleos ricos em gordura ou gordura butírica. Cereais Granola também podem ter óleos ricos em gordura e açúcares extra. Procure opções de baixo teor de açúcar.

 

Tente não comer doces ricos, como donuts, pãezinhos e muffins. Estes alimentos contêm frequentemente calorias constituídas por mais de 50% de gordura. Opções mais leves, como bolo de comida de anjo, podem satisfazer seu dente doce sem adicionar gordura à sua dieta.

 

Proteína

 

Carne de vaca, porco, vitela e cordeiro

 

Selecione cortes de carne magros e com pouca gordura. Carne magra e cortes de vitela têm as palavras “lombo” ou “redondo” em seus nomes. Os cortes de carne de porco magra têm as palavras “lombo” ou “perna” em seus nomes. Apare a gordura exterior antes de cozinhá-lo. Apare qualquer gordura interior, separável antes de comê-lo. Use ervas, especiarias e marinadas com baixo teor de sódio para temperar a carne.

 

Assar, assar, grelhar e assar são as formas mais saudáveis ​​de preparar essas carnes. Os cortes magros podem ser grelhados ou fritos. Use uma panela antiaderente ou spray de cozinha em vez de manteiga ou margarina. Evite servir sua proteína com molhos e molhos gordurosos.

 

alimentos-saudáveis-para-a-saúde

 

Aves de capoeira

Peitos de frango são uma boa escolha, porque eles são baixos em gordura e ricos em proteínas. Apenas coma pato e ganso de vez em quando, porque eles são ricos em gordura. Retire a pele e a gordura visível antes de cozinhar. Assar, assar, grelhar e assar são as formas mais saudáveis ​​de preparar aves. Aves sem pele podem ser grelhadas ou fritas. Use uma panela antiaderente ou spray de cozinha em vez de manteiga ou margarina.

 

Peixe

A maioria dos frutos do mar é rica em gordura poliinsaturada saudável. Ácidos graxos ômega-3 também são encontrados em alguns peixes, como salmão e truta de água fria. Tente comer frutos do mar duas vezes por semana. O peixe fresco deve ter uma cor clara, um cheiro limpo e carne firme e elástica. Se peixe fresco de boa qualidade não estiver disponível, compre peixe congelado. Para preparar o peixe, você deve escalfar, cozinhar a vapor, assar ou grelhar.

 

Proteínas não-carne

Opções sem carne incluem feijões secos, ervilhas e lentilhas. Eles oferecem proteína e fibra sem o colesterol e a gordura das carnes. Estes são alimentos básicos para pessoas vegetarianas ou veganas. Você pode trocar o feijão por carne em receitas, como lasanha ou pimentão.

 

proteína vegetal texturizada, também está disponível. É encontrado em cachorros-quentes vegetarianos, hambúrgueres e nuggets de frango. São substitutos de baixo teor de gordura e sem colesterol para a carne.

 

Gorduras, óleos e doces

Demasiados alimentos ricos em gordura adicionam excesso de calorias à sua dieta. Isso pode levar a ganho de peso e obesidade, ou aumentar o risco de certos problemas. Doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e osteoartrite têm sido associados a dietas ricas em gordura. Se você consome grandes quantidades de gorduras saturadas e trans, é mais provável que você desenvolva colesterol alto e doença coronariana.

 

É importante que você fique hidratado para a sua saúde. No entanto, as bebidas açucaradas contêm muito açúcar e calorias. Isso inclui sucos de frutas, refrigerantes, bebidas esportivas e energéticas, leite adoçado ou aromatizado e chá doce. Substitua a água e outras bebidas sem calorias.

 

remedios-naturais

 

 

Coisas a considerar

Ser saudável é mais do que uma dieta – é um estilo de vida. Combine escolhas alimentares saudáveis ​​com exercícios regulares e hábitos inteligentes. Os adultos devem ter pelo menos 150 minutos de exercício moderado por semana. Crianças e adolescentes devem ter pelo menos 60 minutos de exercício todos os dias. Se você fuma, você deve sair. Você também deve limitar sua ingestão de álcool. As mulheres não devem ter mais do que um drinque por dia. Os homens não devem ter mais que dois drinques por dia. Fale com o seu médico se precisar de ajuda para deixar de fumar ou fumar.

 

Quando você se compromete com um estilo de vida saudável, pode reduzir o risco de certas condições. Estes incluem obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer. Se estiver preocupado, tente fazer pequenas alterações em sua dieta ao longo do tempo. Fale com o seu médico de família ou com um nutricionista se tiver dúvidas.

 

Gostou do artigo? Então não deixe de acompanhar as dicas de saúde do nosso blog  e compartilhar nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *