Benefício da Natação para a Saúde

benefícios-da-natação

Sempre ouvimos que a natação é o esporte mais completo, e é porque é um exercício aeróbico em que dois terços dos músculos do corpo estão envolvidos, aumentando a força, a resistência e a flexibilidade.

 

 

Além disso, você pode praticar em qualquer idade, o risco de lesão é menor e sua prática usual tem benefícios para o corpo a médio e longo prazo.

 

 

A melhor coisa é que se adapta aos diferentes níveis de forma, ideal para quem está começando e se exercita muito bem para esportistas regulares, seja na piscina ou em águas abertas.

 

benefícios-da-natação

 

Veja alguns dos benefícios da natação para a saúde

 

1. Produz baixo impacto nos ossos e articulações

Ao submergir nosso corpo na água para esportes, este “pesa menos”, é regido pelo princípio de flutuabilidade e não recebe o impacto de asfalto ou superfícies duras que enfrenta em outros esportes. Desta forma, as juntas desgastam-se menos e são melhor preservadas.

 

 

2. Maior flexibilidade e elasticidade

Quando nadamos, usamos a maioria dos grupos musculares do nosso corpo, tanto a parte superior e inferior do corpo, bem como tronco e cabeça, de modo que as articulações são mais flexíveis e os músculos são tonificados e fortalecidos, especialmente os das costas.

 

É por isso que é um exercício altamente recomendado para aqueles que sofrem de problemas de hérnia, lombalgia ou quadril.

 

 

3. Queimar gorduras

Em condições ideais e de acordo com a intensidade em que é praticado, a natação pode queimar entre 500 e 600 calorias por hora. Por esse motivo, é comum incorporar-se às rotinas de quem inicia um programa de perda de peso.

 

 

4. Combater doenças crônicas, como asma, diabetes ou colesterol

Sendo um exercício aeróbico, de baixa intensidade, mas que se desenvolve durante longos períodos de tempo, ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue e produz maior sensibilidade à insulina, diminuindo os níveis de glicose no sangue.

 

 

5. Melhoria do sistema respiratório e aumento da capacidade pulmonar

Aprender a respirar é o primeiro passo para desfrutar da natação, com cada braçada e cada entrada de ar favorece o sistema respiratório.

 

6. Benefícios neurais e cognitivos

Ao nadar, iniciamos os dois hemisférios cerebrais e os quatro lobos do encéfalo, o que parece levar a uma maior cognição; além disso, elos neuronais são produzidos e uma maior ativação do cérebro que recebe mais oxigênio.

 

 

7. Benefícios cardiorrespiratórios

A natação melhora o consumo de oxigênio em até 10% e o coração pode aumentar o sangue em até 18% a mais. Isso resulta em melhor circulação, uma vez que diminui a freqüência cardíaca, enquanto exercícios respiratórios implicam em aumento da resistência cardiorrespiratória.

 

 

8. Benefícios psicológicos

Mergulhando na água e concentrando-se na respiração, ocorre um efeito imediato: o corpo relaxa e a sensação de estresse é reduzida, e os sintomas da depressão melhoram.

 

natação -faz-bem-a-saúde

 

Como já comentamos no artigo sobre a euforia do corredor, com a prática de esportes, são liberadas endorfinas que impulsionam uma atitude positiva, a sensação de bem-estar toma conta do atleta e a tensão é liberada.

 

Você precisa de mais razões para pular na água? 

 

Gostou do artigo? Acompanhe as dicas e novidades do http://massimograndeacquari.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *